O estilo andrógeno de Betty Catroux conquistou de imediato Yves Saint Laurent, quando os dois se cruzaram, pela primeira vez, na boate The New Jimmy's, em 1967, em Paris. A partir desse momento,  desenvolveram uma amizade pautada por uma cumplicidade ímpar e a modelo francesa tornou-se na principal musa inspiradora do estilista, até à sua morte, em 2008.

Até ao dia 11 de Outubro vai estar patente ao público uma exposição dedicada a Betty Catroux, no Museu Yves Saint Laurent, em Paris. Designada por “Feminino Singular”, as peças que vão estar em exibição são fruto de uma generosa doação feita pela modelo à Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent. A curadoria desta mostra está a cargo do atual diretor artístico da marca, Anthony Vaccarello, que fez uma escolha cuidadosa dos modelos de alta-costura ou “prêt-à-porter”, que melhor revelam a personalidade única e o espírito irreverente de Betty Catroux. Cerca de 50 looks vão mostrar até que ponto Betty Catroux encarnou o “estilo feminino-masculino” tão apreciado por Yves Saint Laurent e influenciou o próprio ADN da marca.

A exposição inclui, ainda, algumas fotografias do arquivo pessoal da modelo francesa, actualmente com 75 anos, que nos seus tempos áureos de ícone da moda foi fotografada por artistas de renome como Helmut Newton, Irving Penn e Steven Meisel, entre outros.

Partilhar


Comentários

Artigos semelhantes

Outros artigos de que é capaz de gostar

“É Permitido Viajar” Na Olhar De Prata

Ler artigo
Um Tour Literário Por Versalhes

Ler artigo
Fundação Louis Vuitton Mostra As Mil E Uma Faces De Cindy Sherman

Ler artigo
Arte Subaquática

Ler artigo