Os encantos da capital escocesa já não se resumem a uma visita ao castelo de Edimburgo, a provar uísque ou a comer ”haggis”. Há um “novo” inquilino na cidade, que é presença assídua em reportagens fotográficas de turistas de todo o mundo e está atracado no histórico porto de Leith. Embarque com a Diamond numa visita ao “Fingal”.

Quem chegou a deslocar-se no “Fingal”, e a desafiar as águas do mar do Norte para transportar equipamentos de manutenção de faróis ou mantimentos para os cuidadores  dos mesmos, estava longe de imaginar que um dia este viria a ser um “boatel” de luxo. Mas um investimento de cinco milhões de libras e vários anos de intensas renovações tornaram o impensável realidade. A antiga embarcação da Northern Lighthouse Board, construída em 1963 nos estaleiros de Glasgow pela Blythswood Shipbuilding Company, sofreu um facelift radical e transformou-se num barco-hotel de cinco estrelas. Não vai zarpar mas está pronto para incontáveis soirées de glamour e sofisticação.

É operado pela Royal Yacht Enterprises, a empresa comercial do Royal Yacht Britannia, o antigo barco da rainha Isabel II e uma atracção popular em Edimburgo. Mas há diferenças. É possível pernoitar no “Fingal”, onde 40 pequenas cabines foram convertidas em 23 luxuosos quartos, com nomes de faróis, construídos pelo engenheiro civil escocês Robert Stevenson. Os interiores são inspirados no movimento Art Déco. Da oferta consta um duplex de dois andares ou uma ampla penthouse – completa com um deck privado – conhecida como Suíte Skerryvore. O aroma da maresia fica do lado de fora, porque no interior respira-se requinte graças ao trabalho do Pedley Group, responsável pela transformação.

A inspiração do passado marítimo é uma constante e está presente em todos os recantos deste hotel flutuante através de madeiras, de detalhes náuticos e de uma paleta de cores cuidadosamente seleccionada. Os longos corredores recebem os visitantes elegantemente decorados com imagens de faróis e o elevador, em vidro, também é uma obra de arte que remete para o tema.

No restaurante, um tecto dourado martelado proporciona uma viagem artística pelos movimentos das ondas. Cenário idêntico no salão de baile, com capacidade para acomodar 80 pessoas. Apresenta uma ampla escadaria bilateral e tem uma clarabóia amovível ao centro. Proporciona o acesso a um deck exterior para apreciar a beleza das águas envolventes enquanto se degustam canapés ou se brinda com flutes de champanhe ao sucesso da iniciativa.

 

fingal.co.uk

Partilhar


Comentários

Artigos semelhantes

Outros artigos de que é capaz de gostar

Kisawa Sanctuary, Refúgio De Luxo Em Plena Comunhão Com A Natureza

Ler artigo
Grand Park Hotel Traz Cinco Estrelas Para Rovinj

Ler artigo
Luxo Clássico Em Washington

Ler artigo
Mandarin Oriental Jumeirah: O Novo Endereço Do Luxo No Dubai

Ler artigo